domingo, 31 de janeiro de 2010

35mm camera in America: mission impossible



Todo mundo sabe que uma das motivações da Vicky para frequentar uma escola por aqui sempre foi a possibilidade de fazer aulas de fotografia em plena escola. Conseguir matriculá-la na escola não foi fácil. Primeiro porque a escola aqui perto não era "recomendável"; depois, se vocês lembram, ela teve que tomar seis vacinas em um mesmo dia, isso depois de conseguirmos que a clínica de vacinação daí mandasse por fax o registro das vacinas para o departamento municipal de saúde aqui. Finalmente, então, conseguimos que ela fosse aceita em uma escola, usando o endereço do Cañas - Saint Cañas. Na hora de fazer o horário, uma coisa era certa: aula de fotografia tinha que entrar.



Bueno, entre escolhas toleráveis como Física, Química, Biologia e Matemática e as não tão toleráveis como História e Inglês - sim, ela odeia Humanas; por último, conseguimos! Tivemos que abdicar de Física, mas deu certo. E o melhor, no último período, que era para ela aguentar a manhã toda com a boa perspectiva do final e, principalmente, querer voltar para a escola no outro dia - sabe, naquelas da última impressão é a que fica, ou algo assim.



A máquina já tinha sido comprada, e levado a maior parte das economias dela, uma Nikon D5000. Até um raro investimento em livros foi feito: "Nikon d5000 for dummies" e "Guide to Digital Photography".



As primeiras aulas passaram sem grandes comentários. Teoria, teoria, teoria. Depois teve os dias em que a profe não foi, aí foi aquele relato do filme velho e chato em que ela dormiu - e a motivação por água abaixo.


Bom, na sexta-feira, depois de buscá-la, já em casa, ela me passou aquilo que seria a tarefa de gincana do fim de semana; lá do fundo da bolsa, junto com papéis de kit-kat comido, saquinho de salgadinho vazio e moedas, ela tirou um bilhete que dizia "YOU MUST HAVE YOUR 35mm CAMERA BY FEB 3rd OR YOU WILL NOT BE ACCEPTED IN CLASS" (Você deve ter sua máquina 35mm até dia 3 de fev, ou não será aceito em aula). Ela me passou aquele bilhete amassado, cheirando a Doritos e, como em um passe de mágica, o problema era meu, eu tinha que arrumar uma máquina de filmes até dia 3.



Eu sei que deve haver um ponto em que deve se determinar que nem todos os problemas de nossos filhos são nossos problemas; é óbvio que não serão eles a fazer isso, e eu? acho que me perdi na curva.



A tarefa, portanto, estava posta, e por mais estranha e decepcionante que soasse - ela teria que deixar de lado sua super máquina e voltar para a xereta, não imaginávamos que seria como achar agulha no palheiro, impossível.



Procuramos nas lojas do shopping, no Walmart e supermercados do gênero e seguimos a dica da professora atrás de um tal Rob's camera. O Rob's tinha se mudado, e quando finalmente achamos, só tinha uma máquina usada, US$100,00. No way!



No mesmo centro comercial em que estava esse Rob's, encontramos uma loja que era a nossa cara: One Dollar Store






Entramos. Fazer o quê? Não custa dar uma espiada, quer dizer, no máximo um dolarzinho, né - a Vó Marli conseguiu gastar 50,00. O mais interessante é que lá, nessa loja, tinha máquina de filme, por 1,00. Resolvemos que a profe não era isso que a profe tinha imaginado quando disse oara não gastar muito na máquina. Não compramos e seguimos o Domingo na busca, até no Sears fomos, eu tinha visto no site deles alguma possibilidade. Nada.


A busca então continua, A kika vai ter que vencer a vergonha e perguntar para a profe dela onde se encontra um artigo raro como uma máquina de filme de rolo na América e saber se uma de 1 dollar serve - essa é a parte que ela tem mais vergonha.


Eu fico só pensando naquela maquininha Hotwheels do Oscar atirada naquela sala de brinquedos em São leopoldo, cairia como uma luva. E a motivação... bem, prefiro não comentar...

5 comentários:

  1. Muito legais essas confusões todas,rsrrsr.Imagino a cara da Vicki perguntandop pra professora...Aliás, não imagino, pois ela NÃO vai fazer isso...beijos, linda semana e a minha última de férias na praia...depois volta pra selva de pedra, horrorosa e podre:poa...chica

    ResponderExcluir
  2. båi aqui em casa eu tenho uma otima do meu curso de fotografia do seculo passado! queres que eu leve pra vics? ela pode usar a xereta ate o dia 9 e depois usa a minha, que tal?

    ResponderExcluir
  3. `As vezes, na vida da gente, temos que voltar um pouco atrás para aprender... Faz parte, como diria a Kátia.
    Beijão,
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vicky !
    Que professora + jurássica essa , né ? !
    Acho que tu é que vai dar umas aulinhas para ela se " modernizar " .
    O que que ela quer com uma " xereta " , em pleno 2010 ?
    Beijos e boas aulas para ti ...
    Tita

    ResponderExcluir
  5. Terra chamando Kika... vcs estão nos EUA.
    Ebay, Hello!!

    Entra em ebay.com e digita 35mm camera.
    Tem maquinas otimas comecando os lances em 10-30 dolares. Escolhe uma em que o prazo para bid esta terminando (ex: 1h30min) e coloca um valor 50 centavos mais alto. Escolhe a que tu quer (ou umas tres) e fica dando lances (se tiver mais gente bidding) ate fechar a hora da venda. Pode pegar uma super camera profissional com lentes otimas por menos de 50dolares.
    A entrega eh de um dia pro outro na casa de vcs. Alias, preciso do endereco da casa, manda pro meu email.
    Muitas saudades. Beijo grande do dindo.
    PS: aproveita que tá aí e compra pelo ebay uma maquina tri boa pelo preço duma xereta aqui.

    ResponderExcluir