sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Um dia na nova rotina - by Vevi

Então, o despertar é às 6:15am, quando eu saio sorrateiramente do quarto - sim, continuamos dormindo os 4 acampados no mesmo quarto. Desço e vou tomar banho e passar um café. É quando penso que vou entrar no banho que ouço passinhos na escada: a trupe acordou!


A Vicky diz para eu tomar banho logo proque ela tem lavar o cabelo, desembaraçar e secar; o Léo espera o pote de cereal matinal, que tem sido o café-da-manhã dele e o Oscar começa a perguntar se vai demorar ainda para a hora do Léo ir para a aula.


Saio do banho, a Kika entra, o Léo vai para o banho dele, e o Oscar, mesmo que não vai a lugar algum, decide entrar no banho com o Léo - que "adora" a idea. Bueno, para que eles possam se vestir é preciso dar um jeito no acampamento. A briga da roupa começa porque ás 7h (7º) é frio e ás 2pm, é quente (20ºC). Então ele quer ir de camiseta, mas ele tem que colocar casaco!











Então, é fazer o sanduíche da Kika, que ainda não se encorajou a encarar a cafeteria da escola. Não sabe onde sentaria, não tem com quem conversar e não sabe como que faz para pegar o lanche. A Kika não toma café, nem no Brasil.
É hora de sair: 7:10. A Marla desce para chamar o Oscar e dar tchau para os estudantes. Entramos no carro, ouvimos um rádio e geralmente são 15min de um silêncio de sono e, ainda, daquela vontade de não ir.



Chegamos na escola do Léo, Scenic Heights Elementary School, por volta de 7:30, a escola é longe. Pensacola é enorme, para chegar lá, atravessamos boa parte da cidade. Mas vale a pena, a escola é boa, é a única de Pensacola que tem programa especial para estrangeiros. Bueno, lá, a Kika fica no carro e eu e o Léo descemos - ele ainda não sabe o caminho da sala dele. Quando está tudo bem: beijinho, boa aula e até às 2h! Senão, uma boa dose de estímulo, se não funciona, é na chantagem mesmo: "vamos voltar para São Leopoldo, então?!" - Ele tem ido numa boa, tem um colega bem divertido que ele gosta.
Então, rumo á escola da Kika. A Kika só suspira, tenta não reclamar, mas não está fácil para ela. A escola é grande, não tem programa para estrangeiros - a única que tem é aquela "não recomendável" aqui perto; ela não queria ir lá, nem pensar! Então vai nessa, que a melhor daqui - também meio longe, afinal, sabe que poderia ser pior e nós fizemos um esquema enorme para que ela fosse nela. Chegamos na escola dela às 7:55, ficamos dentro do carro até uma 8:15, ela pode entrar na sala ás 8:20 e aula começa às 8:30. Alguns dias ela vai mais bem humoradinha ou conformada; outros, é mais sofrido.
É difícil, como mãe temos que acreditar neles mais do que eles mesmo acreditam, temos que fazer apostas, confiando que tudo vai dar certo, de que vai ser bom para eles, mas é uma escolha só nossa. Assim me sinto, no caminho de volta, sozinha, sinto o aperto no coração de quem confia em si e em Deus de estar fazendo a coisa certa. Sei que com o tempo tudo vai melhorar, mas enquanto isso...



Chegando em casa, tomo café com o Oscar, a Vó Marli e o Vô Marco e sigo para o instituto, que é do outro lado da rua. Lá é muito bom de trabalhar; vou para minha sala, que tem uma janela com uma vista verde, pego mais um café e consigo me concentrar e discutir minha pesquisa com o Cañas.
Pelo meio-dia, atravesso a rua e volto para casa. Geralmente saimos para almoçar alguma coisa antes de chegar a hora de buscar o Léo. A vó Marli e o vô Marco ficam no shopping - que é no caminho e o Oscar e eu pegamos o Léo. Damos um tempo e pegamos a Kika. Depois de pegar a Kika, pegamos a a vovó e o vovô no shopping vamos para casa.
A essa altura, já são 4h e o dia parece já terminar - 5h é noite fechada!
Em casa, temas, janta, internet e, pelas 8:30: cama.

Enfim, tudo certo, tudo andando como era para ser... todos bem, todos felizes - apesar dessa coisa da escola, graças a Deus!


ps: recomendo o blog da Kika e o do Léo, pois foram atualizados.
Esse blog apresentará as versões do Leó, da Kika e do Oscar desse dia em postagens posteriores: aguardem!


Um comentário:

  1. Só oonheço uma pessoa no mundo capaz de fazer desta viagem o melhor ensinamento para a vida de todos. Você sabe o que quer e é claro que as crianças estão sentindo, é claro que você senti muito, principalmente em se tratando das pessoas que você mais ama e além de filhos maravilhosos. Mas estão felizes e a cada dia estão mais fortes, mais capazes de enfrentarem os desafios imposto. Só você para proporcionar esta experiência única e que, pode ter certeza, vai dar tudo certo. As crianças sairão muito mais determinadas, sabendo que existem outros mundos lá fora, diferente do seu. Você nem se fala, deois disto até o Barak tem que se cuidar. Em meus e-mails tento preencher teu coração de coisas muito boas para te ajudar, quem sabe, em momentos difíceis, ou talvez te causar risadas, ou talvez pensamentos bons. O importante é que conseguirás fazer tudo a que te propuzeste e nada vai atrapalhar, somente ensinar de uma forma menos convencional.

    Amo vocês!

    Bork

    ResponderExcluir