segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Martin Luther King' Parade

"(...)Eu tenho um sonho de que, um dia, nas rubras colinas da Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho de que, um dia, até mesmo o estado de Mississipi, um estado sufocado pelo calor da injustiça, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter.


(...)
Quando deixarmos soar a liberdade, quando a deixarmos soar em cada povo e em cada lugarejo, em cada estado e em cada cidade, poderemos acelerar o advento daquele dia em que todos os filhos de Deus, homens negros e homens brancos, judeus e cristãos, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar com as palavras do antigo spiritual negro: " Livres, enfim. Livres, enfim. Agradecemos a Deus, todo poderoso, somos livres, enfim!"
.





"Eu Tenho Um Sonho" é o histórico discurso público feito pelo ativista político Martin Luther King no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro.

O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 , foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Feito em frente a uma platéia de mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa, o discurso é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX. (fonte wikipedia)

Hoje foi feriado nacional pelo dia de Martin Luther King. Nós, profundos admiradores dele, sonhadores como ele - nem tão ativistas quanto gostaríamos ou teríamos coragem, também temos um sonho e em muitos sentidos, da maneira como podemos, tentamos transformar esse sonho em realidade. Como ele, nós temos um sonho para nosso país, nós queremos um país de menos pobreza - social, econômica, cultural e espiritual; menos injustiças, menos desigualdade e mais solidariedade, mais dignidade, mais humanidade... mais educação.

Certamente educação não é o único meio de transformar o Brasil em um país de oportunidades e bem-estar para todos, mas é a maneira que nós, educadores dessa família, entendemos que podemos nos dedicar e colaborar todos os dias, em cada sala de aula, a cada pesquisa, a cada viagem para fazer esse nosso sonho realidade.

Fomos ao desfile, que aconteceu bem perto de onde moramos, na parte histórica da cidade. Estava muito legal, desfilaram escolas, igrejas e comunidades negras.

As crianças pela rua levavam até sacolas para carregar as balas, colares e brinquedos que o pessoal que desfilava ia jogando; as balas cobriam as calçadas e a criançada ficava faceira - as nossas inclusive, inclusive a Marli, que acenava para que lhe atirassem mais e mais colares e balas. Tudo muito divertido e alegre.




Aqui, as balas e colares que as crianças - Oscar, Léo... vó Marli e tia Vevi - cataram no desfile.

Onde estão Obama e Martine Luther King?


5 comentários:

  1. Parabéns pelo niver e imagino a farra que deve ter sido!beijão a todos e boa festinha!chica

    ResponderExcluir
  2. Tia Mausi, Muitas felicidades!!!!!Do fundo do meu coração, te desejo muita saúde, muito amor e muitas alegrias!!! E que tu continues sempre assim: alegre e cheia de vida!!!!
    Te adoro,
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Oi Mae,
    Feliz Aniversario! Aproveita bem o dia e curte este aniversario, pra variar, longe (bem longe) do Imbe. Ja comprei os tkts pra pensacola, chego ai com as meninas dia 10/2.
    Concordo com a Nana, continua assim - Alegre e cheia de vida!
    Beijos,
    Mona

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tia Mausi !
    Parabéns pelo teu aniversário ! Tudo de bom para ti ...
    Um beijão da Tita .
    obs : Estás muito bem na foto !!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vevi !
    Finalmente, consegui postar um comentário !
    Eu leio todos os dias o blog , mas sempre tentava postar um comentário e não conseguia .
    Adorei ler os relatos da viagem até aí , a descoberta da praia , a casa nova , fotos lindas de vocês todos ...
    Aproveitem bem por aí, e vai nos contando todas as aventuras da família , que está muito legal de se ler ...
    Um beijão para todos vocês e diz para a Vicky, que também estou lendo o blog dela e também o do Léo , mas que por enquanto, não consegui postar comentários , pois devo de estar fazendo alguma burrice ( rsrsrsrs )
    TITA

    ResponderExcluir